87 99904-2074

NO AR

Nova Geração FM

novageracao104fm.com.br

Brasil

Consórcio ou financiamento? Qual o mais viável?

Publicada em 30/06/21 às 16:11h - 365 visualizações

por Paulo Rodrigues


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Pixabay)
Você sabe qual é mais viável? Trata-se de uma dúvida bastante comum, mas, para respondê-la, é necessário entender como essas duas modalidades funcionam de modo prático, também os pontos positivos e negativos de cada uma delas.
Ao optar pela compra de um bem de valor mais elevado, um dos fatores levados em conta é a escolha da forma de pagamento. Para auxiliar na aquisição, é comum levar em consideração o consórcio ou financiamento de imóveis em Recife

Consórcio

O consórcio é uma forma de poupança e aquisição de bens baseada na união de pessoas físicas ou jurídicas, ou seja, um grupo de pessoas que têm como objetivo adquirir um imóvel. Uma empresa fica responsável por administrar todo o processo, garantindo que, no prazo final, cada membro desse grupo tenha conseguido adquirir o imóvel desejado.

Todo mês, é realizada uma espécie de assembleia, que atualiza todos os membros sobre o andamento do processo e escolhe os contemplados por meio de um sorteio e lances do período atual. Os membros sorteados receberão uma carta de crédito para adquirir o imóvel. Ou seja, não é possível garantir a contemplação para nenhum participante em um mês específico. Não há separação entre os participantes do grupo, e é possível ser sorteado do primeiro ao último mês. Se tiver urgência na contemplação do bem, é possível antecipar por meio da oferta de lances.

Os tipos mais comuns de consórcio são para a compra de imóveis, que permitem comprar cobertura à venda, casas, apartamentos, casas na praia, imóveis na planta, e até mesmo para reforma ou construção de um imóvel próprio.

Formas de pagamento

O consórcio não requer entrada, e as parcelas normalmente são pagas mensalmente, conforme o valor e os prazos definidos no momento da contratação. Vale ressaltar que é necessário garantir que esse valor no seu orçamento mensal, afinal é um contrato a longo prazo.

A taxa de administração é sobretudo a comissão da administradora, utilizada para manter a sua infraestrutura funcionando e permitir uma excelente gestão nos recursos de todos os que optam pelo consórcio. Além dessa taxa, há também outros custos incluídos.

As taxas e os juros cobrados no consórcio

O consórcio não possui juros, já que os outros membros estão usando o seu próprio dinheiro no processo. Porém há outros custos que, mesmo incluídos, ainda sim valem mais a pena do que os financiamentos. Entre esses custos, estão:

Fundo comum: É o valor que todo consorciado paga para criar um fundo destinado à compra de um imóvel. A contribuição mensal desse fundo é obtida através de uma taxa sobre o valor do crédito contratado;

Taxa de administração: É a taxa que o consorciado paga à administradora referente aos serviços que ela presta;

Fundo de reserva: É um fundo atribuído para proteger o funcionamento do grupo de consorciados, arcando com possíveis inadimplências e outras despesas relacionadas aos/grupos;

Seguro: No momento em que o seguro é contratado, ele é utilizado para garantir o pagamento das parcelas em casos de morte ou inadimplência aquele que contratou o seguro;

Sobretudo, a taxa de administração e o fundo comum incluem-se na composição das parcelas da maioria dos consórcios. Os outros valores podem ou não estar incluídos. Por esse motivo, vale a pena pesquisar para encontrar opções mais atrativas. Lembre-se que esses valores inclusos prezam pela segurança do seu bem.

As empresas responsáveis por consórcios

As administradoras de consórcios são as empresas que retém essa opção de modalidade. Entre as suas responsabilidades, estão:

Formar os grupos de consorciados;
Conduzir o dinheiro recebido e escolher dentre as melhores opções para investi-lo;
Instituir as assembleias, os sorteios e os lances;
Controlar os níveis de inadimplências e atrasos.

Financiamento

O financiamento é uma compra parcelada, onde o valor é dividido em um prazo estabelecido por meio de um contrato. Sendo possível pagar uma fração da dívida por mês e, o saldo devedor é cobrado através de juros regularmente.

O financiamento pode envolver diferentes requisitos, são eles:

Não ter nenhuma restrição no CPF no momento da contratação;
Possuir um histórico positivo com o banco;
Pagar impostos, encargos e taxas bancárias incluídas na aquisição.

Dependendo da instituição financeira, há outros requisitos a serem atendidos. 

As formas de pagamento

Como dito anteriormente, o financiamento só ocorre se você atender os requisitos da instituição financeira na qual está disponibilizando o crédito. A maioria solicita que o comprador disponibilize parte do valor do imóvel como entrada, que é uma forma de declarar a sua situação financeira. Antes mesmo de realizar a contratação, é necessário apresentar toda a documentação para validar o seu cadastro. Serão necessários documentos pessoais e comprovantes de renda.

O uso do FGTS

O FGTS pode ser utilizado para a compra de imóveis por meio de financiamento, porém é menos conhecido por possuir regras também utilizadas para o consórcio de imóveis. Vale ressaltar que, seja para o financiamento ou para o consórcio, a liberação do FGTS tem a ver com a Caixa Econômica Federal. A cartilha da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) esclarece com detalhes as regras para o uso do FGTS para consórcios imobiliários.


O crédito no financiamento x consórcio

O financiamento e o consórcio exibem características distintas em relação à possibilidade do uso do crédito. No consórcio, é possível ter acesso ao crédito para a aquisição do imóvel desejado somente após a contemplação. Já no financiamento, uma vez que é aprovado, a liberação do valor para a aquisição do imóvel acontece de maneira imediata.

Já o consórcio oferece uma flexibilidade bem maior, afinal o contemplado pode usar a carta para comprar o imóvel que ele quiser, desde que o mesmo seja da modalidade contratada. Isso é, não é necessário determinar o imóvel que deseja adquirir no momento da contratação, somente a categoria que ele está. No caso do consórcio de imóveis, por exemplo, é possível comprar um apartamento em Recife, casa, terreno, e até mesmo fazer uma reforma ou construção. 

Sabendo como funcionam as modalidades, escolha aquela que traz mais segurança e acessibilidade financeira para você.

Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam qual é mais viável entre um consórcio ou financiamento!



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(87)3875-1294

Visitas: 683954
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Nova Geração FM - Rádio Comunitária Nova Geração FM - Av Magalhães Nº 427 Fone (87) 3875-1294 - ZAP 87 99904-2074
Converse conosco pelo Whatsapp!