87 99904-2074

NO AR

Programa Arautos do Rrei

Com Igreja Assembleia de Deus missionária cabrobó

Brasil

'Setembro Verde' alerta para a doação de órgãos com ações em Petrolina

Mais de 1.300 pessoas estão na fila de espera por órgãos em Pernambuco. Em Petrolina, terá panfletagem e um encontro sobre doação e transplante.

Publicada em 24/09/15 às 07:29h - 651 visualizações

por G1 Petrolina


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A campanha 'Setembro Verde' está com ações espalhadas em todo o Brasil, que são dedicadas a conscientização da doação de órgãos. De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco existem mais de 1.300 pessoas na fila de espera no estado. EmPetrolina, no Sertão, de 22 a 27 deste mês, várias atividades de conscientização estão sendo realizadas no município.

Segundo a enfermeira da Central de Transplante da Macroregional Petrolina que fica no Hospital Universitário (HU), Gerlene Lira, entre os meses de janeiro a agosto já foram registradas 26 doações de múltiplos órgãos em Petrolina. Ela conta que a campanha pretende alavancar ainda mais esse número. "O verde é a cor da vida e da esperança, o que siginifica muito para quem está na fila de espera. No dia 27 de setembro é dia do doador de órgãos, por isso preparamos também uma programação durante toda a semana", explica.

Na programação, haverá entrega de material informativo. Nesta quinta-feira (24), das 8h às 17h, no núcleo temático três da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) acontece a realização de um encontro sobre o processo de doação e transplante de órgãos. A ministração será feita por profissionais que trabalham na central de transplante do estado de Pernambuco e um médico nefrologista. O público-alvo são profissionais de saúde e estudantes da área.  As inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo e-mail opopetrolina@hotmail.com. As vagas são limitadas.

Na sexta-feira (25) será feito um ato na Praça do bambuzinho no Centro, as pessoas devem comparecer vestidas de verde para fazer planfletagem e caminhada. Já no domingo (27), dia do doador de órgão, a ação vai até a feira livre da Areia Branca com entrega de informativos.

DOAÇÃO

As pessoas podem expressar a vontade de fazer a doação de órgãos. É preciso apenas informar a família, já que após a morte, apenas os familiares podem autorizar o transplante. Em vida, pode ser feita a doação de órgãos duplos como rim, parte do fígado, parte do pulmão e a medula óssea. Normalmente, a doação acontece entre pessoas que tenham até o quarto grau de parentesco, devido a compatibilidade. Entretanto, pode acontecer de órgãos de pessoas que não são família serem compatíveis. Neste caso, é necessário uma autorização judicial da família ou do doador.

Quem tem interesse de fazer a doação da medula óssea pode procurar o Hemope, localizado na Rua Pacífico da Luz, no Centro de Petrolina e autorizar a coleta 4 ml do sangue. A partir disso é feita a verificação genética e os dados são enviados para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Em Pernambuco, sete pessoas aguardam o transplante de coração, 62 fígado, 956 rim, 245 córnea, 23 medula óssea e duas pâncreas e rim.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(87)3875-1294

Visitas: 684149
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Nova Geração FM - Rádio Comunitária Nova Geração FM - Av Magalhães Nº 427 Fone (87) 3875-1294 - ZAP 87 99904-2074
Converse conosco pelo Whatsapp!