87 99904-2074

NO AR

Nova Geração FM

novageracao104fm.com.br

Brasil

Casos de tuberculose quase triplicam no 2º trimestre de 2014 em Petrolina

Até março haviam 23 pacientes, de abril a junho, o número passou para 85. Aumento pode estar relacionado à ampliação da rede de detecção.

Publicada em 17/07/14 às 08:20h - 597 visualizações

por G1 Petrolina


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O número pessoas com tuberculose quase triplicou no segundo trimestre deste ano emPetrolina, Sertão Pernambucano. No primeiro trimestre haviam 23 pacientes, já entre os meses de abril e junho, 62 casos estão sendo tratados na cidade.

O comparativo dos dados com relação aos anos anteriores também demonstra aumento no número de casos. De janeiro a junho de 2012 foram registrados 63 casos, já em 2013 foram 58 casos, número inferior aos 85 casos no mesmo período em 2014. De acordo com a Secretaria de Saúde de Petrolina, dos 85 casos que estão em tratamento, 61 são de novos casos.

Segundo o técnico em epidemiologia da secretaria, Francisco Freitas, não houve um evento específico que tenha causado aumento nos casos. "A gente acredita que o aumento se deve a melhor estruturação na identificação de casos e suspeitas. Ou seja, estamos trabalhando para que os casos que já existem sejam identificados. Em Petrolina, até 2012, não era feita a detecção precoce", explica sobre os números.

De acordo com o técnico, o município está atuando em três frentes: identificação de infecção latente para tuberculose, ou seja, pessoas que possuem a bactéria e podem desenvolver a doença; a captação de sintomáticos respiratórios, aqueles que apresentam tosse por três semanas ou mais para coletar o escarro e verificar se estão com a doença; além do tratamento para as pessoas que já foram infectadas.

O aumento também é resultado, segundo Francisco Freitas, da ampliação da rede para realização do exame bacilocospia para tuberculose, mais conhecido como exame de escarro. "Em 2012 só haviam 10 unidades coletoras. E hoje temos quase 40 unidades em postos de saúde tanto das Zonas Rural e Urbana", destaca o técnico em epidemiologia.

Exames e tratamento em Petrolina

Entre as iniciativas para controlar a doença, a secretaria realiza mutirões de busca ativa e palestras nas comunidades e escolas. Além disso, nas unidades de saúde a população recebe orientações para identificar e prevenir a doença.

Os exames e o tratamento da tuberculose são oferecidos gratuitamente nas unidades de saúde. As amostras colhidas são enviadas para análise e o resultado é encaminhado para a unidade de saúde. Se o exame for positivo para tuberculose, o paciente inicia o tratamento com medicamentos que duram no mínimo seis meses.

A doença infectocontagiosa, que é causada pela bactéria 'Mycobacterium Tuberculosis', conhecida como bacilo de Koch, ataca principalmente os pulmões, mas pode se espalhar por outros órgãos como os rins e os ossos. Entre os principais sintomas estão: tosse com produção de catarro, febre, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(87)3875-1294

Visitas: 683906
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Nova Geração FM - Rádio Comunitária Nova Geração FM - Av Magalhães Nº 427 Fone (87) 3875-1294 - ZAP 87 99904-2074
Converse conosco pelo Whatsapp!