ZAP NOVA GERAÇÃO - 87 99904-2074

NO AR

CONEXÃO 104

Com GABRIELA RIOS

Brasil

PB: Eixo Leste da transposição do Rio São Francisco tem 2,1km de rachaduras e avarias, diz MDR

Publicada em 04/09/19 as 12:50h por O Povo com a Noticia - 30 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Dos 217 quilômetros que compõem o Eixo Leste da transposição do Rio São Francisco, que termina na Paraíba, 2,1km estão com problemas na estrutura do canal, conforme relatou a assessoria do Ministério do Desenvolvimento Regional em uma nota divulgada na segunda-feira (2). Os problemas na estrutura da obra foram constatados após uma vistoria realizada em abril deste ano, mas, de acordo com o MDR, os danos não comprometem a estrutura da obra, nem a operação do sistema. Veja abaixo nota do MDR na íntegra.

Segundo a nota, o MDR tem trabalhado para sanear problemas identificados no trecho do canal construído no Eixo Leste, como é o caso das avarias encontradas na estrutura da obra entre as cidades de Sertânia (PE) e Monteiro (PB), e a necessidade de inspeção na barragem Cacimba Nova, em Custódia (PE).

Ainda de acordo com o MDR, é importante esclarecer que o trecho de canal com avarias entre o túnel Giancarlo e a adutora Monteiro foi projetado com revestimento em concreto poroso, sem a utilização da manta de impermeabilização. O objetivo é permitir a passagem da água entre o lençol freático e o canal.

Limpeza realizada semestralmente
Conforme o MDR, as atividades de limpeza dos trechos são feitas semestralmente tendo em vista o ciclo de chuva da região. Na nota, a assessoria do Ministério ressalta que a demanda de limpeza diminuirá significativamente quando concluída a drenagem e os tratamentos dos taludes - um processo de licitação que ainda está em andamento.

Segundo o MDR, as estações elevatórias contam com vigilância 24 horas e as equipes de operação estão reduzidas, entre segunda e sexta-feira, enquanto os serviços de bombeamento estiverem interrompidos

Bombeamento do Eixo Leste interrompido
Ainda de acordo com a nota divulgada pela assessoria do MRD, a suspensão do bombeamento do Eixo Leste foi interrompido desde abril deste ano por recomendação da Agência Nacional de Águas (ANA), que solicitou averiguar a segurança do reservatório Cacimba Nova (PE).

Após investigações na barragem, a estrutura foi liberada em julho para novas avaliações, que incluiu a retomada do bombeamento. Contudo, em agosto deste ano, os equipamentos de monitoramento emitiram alerta durante a fase final de enchimento da barragem e o MDR determinou a interrupção da atividade novamente.



MPF diz que rachaduras não foram provocadas pelo clima
Após uma vistoria realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) no Eixo Leste da transposição, nos dias 21 e 22 de julho deste ano, os engenheiros constataram falhas estruturais no projeto. De acordo com o MPF, as rachaduras identificadas ao longo do canal na região não têm relação com fatores climáticos.

“Em conclusão a esta informação técnica, tenho a expor que os canais da Transposição do São Francisco apresentam uma série de patologias que são incompatíveis com o tempo decorrido desde a construção. A meu ver, tais patologias estão associadas a impropriedades quando da concepção e/ou execução da obra e não a fenômenos naturais ou climáticos da região. Entendo que o excesso de fissuras, trincas e mesmo a ruptura do concreto que reveste o canal por si só é um indicativo de que: ou a qualidade do material ficou aquém daquela desejada (elevado fator água/cimento, condição de cura insatisfatória, etc.) ou existe uma deficiência na concepção das juntas de dilatação e controle”, esclarecem os engenheiros ao analisarem os problemas na obra.

Em outro trecho, os engenheiros salientam que “o Sistema de Drenagem Externa possui a finalidade de proteger as obras dos canais da transposição dos efeitos das chuvas intensas e da erosão. Durante a inspeção, foi constatado que vários trechos dos canais de drenagem externa estão completamente danificados, comprometendo o direcionamento das águas para todo o sistema”. O documento foi encaminhado pelo MPF ao Ministério do Desenvolvimento Regional.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário






.

LIGUE E PARTICIPE

(87)3875-1294

Visitas: 435120
Usuários Online: 9
Copyright (c) 2019 - Nova Geração FM - Rádio Comunitária Nova Geração FM - Av Magalhães Nº 427 Fone (87) 3875-1294 - ZAP 87 99904-2074